sexta-feira, 14 de maio de 2010

Problemas urbanos

PessoALL do 2o Ano C

Os vídeos abaixo mostram alguns dentre vários problemas urbanos.
Escolha um desses problemas e faça um comentário (mínimo de 15 linhas).



VÍDEO 01





VÍDEO 02



VÍDEO 03



VÍDEO 04



VÍDEO 05

18 comentários:

Anônimo disse...

teste

Anônimo disse...

O trânsito de Fortaleza vem se tornando cada vez mais e mais um caos. 20 mil acidentes foram registrados em 2009 e o numero de carros e motos não param de crescer, e a tendencia é aumentar cada vez mais. E o pior de tudo a AMC toda medidas sem comunicar aos motoristas,com a justificativa de que é a melhor solução, prejudicando cada vez mais o trânsito nas cidades do Basil. Um ponto turistíco da capital como a Beira Mar a cada dia se torna mais dificil de se estacionar, o que acaba passando uma má impressão de nossa cidade aos turistas, e prejudicando também aos proprios moradores da capital cearense.

Nome: Wesley Silveira N° 31
Matheus Martins N° 22
Turma: 2°C Tarde

Anônimo disse...

Bom, este trânsito caótico que a cidade de Fortaleza está tendo é nada mais nada menos que o aumento na demanda de carros e motos, onde a cidade não tem infraestrutura sufuciente para sustentar tantos carros e motos circulando na cidade. Caso não haja uma mudança em toda a estrutura da cidade de Fortaleza, dirigir na capital do Ceará, ficará cada vez mais difícil. Os motoristas enfrentarão engarrafamentos quilométricos.
Sem levar em consideração as "crateras" encontradas, digamos, em tosdas as ruas da capital.
Ícaro César n°15 2C

Daniel Nº06 disse...

VÍDEO 01
O trânsito de Fortaleza está com muitos problemas, pois existem vários congestionamentos pela cidade, o número de carros está muito alto para o tamanho da cidade e isso prejudica de as pessoas de várias formas, muitas pessoaa se atrasam por causa dos engarrefamentos e também correm muitos acidentes.
Os pedestres também sofrem com isso, porque com o alto número de carros, é muito de difícil atravessar a rua, por exemplo.
Então, são neceessárias medidas para melhorar o trânsito em Fortaleza.

Anônimo disse...

Hoje, no Brasil, há um mal muito grande, as favelas. que vêm aumentando cerca de 183% nos últimos 21 anos. Um problemas que podia ser combatido com um maior investimento por parte do governo para com o saneamento básico e melhoria de toda a estrutura das habitações. Outro motivo a ser citado seria a grande especulação imobiliária, onde ficam muito caro e as pessoas mais carentes não tem como adiquirir, aí passam a construir pro si proprios casa irregulares e em áreas irregulares, além de que a prefeitura podia ajudar essas pessoas fazendo programas populares que distribuíssem moradias a preços pequenos, o qual a população pudesse pagar ao longo de vários anos.

Carlos Eduardo e Hirlene Bezerra

Anônimo disse...

A situação de Fortaleza está precária não só em relação a quantidade de lixo, como também, a violência, o trânsito, etc. Em relação a quantidade de lixo Fortaleza é considerada uma cidade muito poluida, na maioria das ruas, nos bairros e onde passamos vemos que essa situação deve ser muito bem estudada e que as autoridades tentem reslover esse problema com a maior calma possível, pra que Fortaleza fique limpa de vez,e que sirva de exemplo pra as demais cidades.


Nomes: Eduardo Florêncio e Antônio Jefferson 2º ano C

Anônimo disse...

O lixo, que é uma realidade de vários bairros de fortaleza, sejam eles,da periferia ou nobres, é facilmente notado por moradores, turistas.
Em alguns locais, a situação é tão caótica que o lixo se acumula virando entulho e se transforma em um problema constante pra quem mora ou trabalha perto.
O mal cheiro toma conta de avenidas e atrai insetos. Existem muitos sacos plásticos, entulho e muitos outros possíveis criadouros do mosquito da dengue.
A Ecofor, empresa responsável pela coleta de lixo, estima que 80% do problema mencionado é causado pela falta de educação ambiental da população local.

-Monique Rocha(24) & Igor Silva(17)
Turma 2C

Anônimo disse...

Nos ultimos anos, o numero da população de fortaleza veio crescendo desparadamente. Com isso veio também os problemas do lixo prejudicando não só as periferias de fortaleza, mas a cidade como um todo. Por causa do lixo começou a subir o indice de doenças na cidade, como por exemplo a dengue, a febre amarela, hepatite e entre outras. A prefeitura muito diz que se preocupa com a comunidade e principalmente com a ''beleza'' de Fortaleza, mas é o que não está acorrendo durante esse periodo, com falta de hospitais qualificados, e falta de organização em relação aos problemas que vem prejudicando a todos. Os governantes deveriam tomar algumas atitudes, pois o lixo é um problema que afeta também o ambiente.

Lorena e Suelene 2°ano C

Anônimo disse...

Atualmente podemos perceber nas ruas não somente da nossa cidade mas também do Brasil inteiro o quanto o aumento da violência tem sido muito grande, e isso não atinge somente a população adulta mais também a mais frágil, que são as crianças.
Até mesmo em lugares de lazer como em praias, não existe um número considerável de reforço policial, ocorrendo assim muito assaltos que são causados não somente por adultos como também por criaças, como foi citado na reportagem escolhida pela dupla, nos alertando como está a população cearense nos dias atuais.


2ºano C - Tarde
Dayanne Linhares.nº07
Denise Lopes.nº08

Anônimo disse...

As favelas em Fortaleza vêm aumentando muito durante os ultimos 20 anos.São causas de problemas socias e sofrem com a falta de estrutura,como:falta de saneamento básico,pavimentação de ruas...isso tudo gera doenças na comunidade.Na época de chuvas a situação piora, pois surgem ai os alagamentos.Devido a falta de recursos as famílias se aglomeram em terrenos e morros desapropriados para a moradia.O poder público deveria fazer um projeto que retirasse todas as pessoas desses locais inapropriados para uma Fortaleza mais bela.

Larissa Késia n° 20
Rodolfo Silva n° 27

Anônimo disse...

Cada dia que passa, o número de favelas aumentam nas cidades, causando graves problemas. As favelas são decorrentes da péssima infra-estrutura, que no período de chuvas, ocorre os alagamentos, e também são ligadas como moradia de pessoas com pouca baixa renda. Os moradores tem uma qualidade de vida muito baixa, vivendo em barracos construídos por eles mesmo, contraindo doenças que chegam até ser graves, aonde o crime e a violência "nascem". O primeiro passo para uma solução dessas favelas é a requalificação dessas áreas, e principalmente das de risco.


Amanda Vieira e Bárbara Ribeiro, nº 01 e 04.

Anônimo disse...

Muitas vezes a tranquilidade do fim de semana é interrompida por conta da falta de policiamento. A Praia do Futuro é um lugar onde muitos procuram quando querem momentos lazer, mas ainda falta muita segurança e quem frequenta o lugar tem muitas histórias de violência para contar.Dos trinta e um pontos monitorados da capital apenas dezenove estão prooprio para o banho, a praia do futoro esta proprio, já no litoral oeste é aconcelhavel evitar entrar no mar. A praia de Iracema e boa parte da beira mar estão dentro dos padrões exigidos de qualidade.

Nome: Gabrielle de Castro
N°:11 Turma: 2°C Tarde

Anônimo disse...

Os problemas urbanos estão se agravando cada vez mais em todas as localidades de Fortaleza. Existe problemas como a as chuvas que chegam no Ceará e acabam afetando todas as ruas de modo que a população sofre muito com as consequências, tendo seus carros acabados porque as ruas das cidades não são bem estruturadas e a prefeitura não se concientiza a respeito desses problemas. O problema com os assaltos não existe somente no Ceará, mas aqui eles se tornam maiores pelo fato da falta de policiamento nas localidades.

NOMES:
Natália Maria 25
Gleicyane Sousa 13
2º ano C

João Paulo M. Marinho disse...

É um absurdo o que vemos acontecer nas cidades brasileiras. Aqui em Cuiabá (Capital de MT), por exemplo, a realidade mostrada no vídeo 1, não é diferente. Aqui, infelizmente não há adoção de medidas eficientes para solucionar o problema. Além disso, não há melhorias no transporte coletivo. Nossos veículos coletivos não dão conta do crescimento populacional da cidade.´Torna-se necessário ouvir os diversos segmentos da sociedade para se encontrar novas soluções (eficazes) para este grave problema.

Aproveito para convidar a todos a estarem viistando e conhecendo: http://www.visaogeografica.com

Sarah disse...

Parabéns pelo blog!

Sarah
www.essenciadesign.com.br

GEOGRAFIA NO RUYZÃO. disse...

Olá colegas. Também sou professora de geografia, aqui em Ijuí, no RS. Leciono para os segundos anos do EM. Este é o meu blog http://georuyzao.blogspot.com/
Estou te seguindo hehehe. Passe no meu blog para uma visitinha e comentários. Vou indicar estes vídeos para os grupos que estão fazendo trabalho trimestral sobre o assunto, pode ser? Abraços

Professor Gadomski disse...

Ótima iniciativa. Parabéns. Eu também desenvolvo um trabalho parecido com meus alunos da Escola Vicentina Santa Ana aqui em Laranjeiras do Sul.

Parabéns!

Premiare disse...

Olá Tiago, estou aqui para avisar que o assistirfilmesdecinema.blogspot.com voltou. Como vc é nosso membro gostaríamos de vê-lo participando de nosso blog novamente. Abraços.
A.F.C.